EETAD - ESCOLA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS. O OBJETIVO DESTE BLOG É DIVULGAR O NÚCLEO DA EETAD EM VILA NIVI - AD BRÁS, COM O CURSO NÍVEL BÁSICO, DISPONÍVEL A TODA PESSOA, CONGREGADO OU OBREIRO DE IGREJAS, QUE DESEJA ESTUDAR VERDADEIRAMENTE A PALAVRA DE DEUS. NOSSO ENDEREÇO: RUA AUGUSTO DE LIMA 61, VILA NIVI - ZONA NORTE, SÃO PAULO. TODA 2ª FEIRA A PARTIR DAS 19:30h
EETAD - ESCOLA TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS
A EETAD, com o propósito de oferecer uma mesa farta a todos aqueles que desejam conhecer melhor a Palavra de Deus, apresenta seu Curso Teológico em dois níveis: o Básico, composto de 16 matérias, que abrangem as seguintes áreas: Bíblia, Teologia e Ministério da Igreja. E como seqüência, o Médio, composto também de 16 matérias, que abrangem as seguintes áreas: Bíblia, Teologia, Ministério da Igreja e Educação Geral. Todos os manuais de estudo, de excelente qualidade, são editados pela EETAD, com registro na Biblioteca Nacional e na Câmara Brasileira do Livro. Os autores nacionais e internacionais são consagrados escritores evangélicos, na área do ensino, e comprometidos com a sã doutrina da Palavra de Deus.
Cada manual autodidático (um por matéria) contém 10 lições com até 8 textos cada, incluindouma série de exercícios. São ideais para auto-instrução e confortáveis à leitura, proporcionando ao aluno uma boa assimilação do assunto tratado e um ótimo aprendizado.
A avaliação acadêmica é feita por matéria estudada, sendo que, para aprovação, a média mínima é 7,0. A recuperação de matérias é disponibilizada para os alunos que não alcançarem a média mínima ou que não tiveram o mínimo exigido (60%) de presença em classe.
O custo do curso é atribuído pela EETAD e acessível. O aluno paga somente oito parcelas por ano, correspondentes às oito matérias estudadas, incluindo todos os materiais.
EETAD - INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Duração do curso - 2 anos
Exigências para Matrícula:
a) - Ser membro da igreja em comunhão ( ou apenas congregado );
b) - Ter a aprovação do Diretor do Núcleo para sua matrícula ( para membros de igrejas de outras denominações, tanbém deverá fornecer carta de apresentação do seu pastor );
c) - Ter idade mínima de 16 anos completos, na ocasião de sua matrícula.
Carga Horária - 752 horas/aula, sendo 47 horas/aula por matéria ( 12horas/aula em sala + 35 horas/aula, de estudo individual, em casa ).
Estudo das Matérias - Uma matéria de cada vez. Um encontro semanal de 2 horas em sala de aula, abrangendo 5 semanas por matéria.
Documento de Conclusão de Curso - Tendo sido aprovado nas 16 matérias do curso, o aluno estará apto a receber o Certificado do Curso Básico de Teologia.
Observação: O curso é rotativo, podendo o novo aluno, matricular-se em qualquer tempo, ao ínicio de um novo livro.
Exigências para Matrícula:
a) - Ser membro da igreja em comunhão ( ou apenas congregado );
b) - Ter a aprovação do Diretor do Núcleo para sua matrícula ( para membros de igrejas de outras denominações, tanbém deverá fornecer carta de apresentação do seu pastor );
c) - Ter idade mínima de 16 anos completos, na ocasião de sua matrícula.
Carga Horária - 752 horas/aula, sendo 47 horas/aula por matéria ( 12horas/aula em sala + 35 horas/aula, de estudo individual, em casa ).
Estudo das Matérias - Uma matéria de cada vez. Um encontro semanal de 2 horas em sala de aula, abrangendo 5 semanas por matéria.
Documento de Conclusão de Curso - Tendo sido aprovado nas 16 matérias do curso, o aluno estará apto a receber o Certificado do Curso Básico de Teologia.
Observação: O curso é rotativo, podendo o novo aluno, matricular-se em qualquer tempo, ao ínicio de um novo livro.
EETAD - CURRÍCULO DO NÍVEL BÁSICO DE TEOLOGIA
01) Bibliologia. Introdução ao estudo da Bíblia.
Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Geografia Bíblica e Costumes dos Povos Bíblicos.
02) Doutrinas Bíblicas. Introdução à teologia.
Traz um resumo das doutrinas cardeais da fé cristã. Seu estudo capacita o aluno a definir a existência e a natureza de Deus; a falar sobre a humanidade de Cristo; e a obra do Espírito Santo; a discernir o pecado original e o pecado atual; a destacar os principais elementos operantes na salvação do crente; e a compreender a natureza dos anjos.
03) Os Evangelhos. O que Jesus fez e ensinou.
Objetiva levar o aluno a estabelecer um alicerce que lhe dê condições de compreender os Evangelhos e de prosseguir em suas pesquisas. Mostra também o tríplice ministério de Jesus Cristo (Profeta, Sacerdote e Rei). E, no final do livro, é apresentada uma série de mapas, mostrando os passos de Jesus durante seu ministério terreno.
04) Homilética. Falando de Deus aos homens.
Expõe as principais regras da Homilética, na organização de um sermão. Mostra também que o ministério da pregação pode e deve ser desenvolvido tanto por obreiros, quanto por leigos da igreja. Salienta a necessidade de pedir ajuda ao Espírito Santo e de aprender diretamente de Cristo, o Mestre de todos os mestres na escola da Homilética.
05) O Livro de Atos. A Igreja: Seu viver e agir.
Trata sobre o Livro de Atos, que também pode ser chamado de "O Evangelho do Espírito Santo" devido à grande ênfase que ele dá à pessoa e à atuação do Espírito Santo entre os crentes da igreja Primitiva. O estudo deste livro aborda, de forma clara e objetiva, como o Cristianismo se estabeleceu entre os gentios sob a divina orientação do Espírito Santo
06) As Epístolas Paulinas I. Romanos e Gálatas. A justificação pela fé e a libertação em Cristo.
Destaca assuntos subordinados à Doutrina da Salvação, tais como:
- A Justificação pela Fé e a Liberdade em Cristo;
- A Justificação dos Pecadores;
- A Santificação dos Crentes Justificados; e
- A Glorificação dos Crentes Santificados.
Também apresenta a Epístola aos Gálatas, como um protesto contra a distorção do Evangelho.
07) As Epístolas Gerais. Fé, esperança e amor.
Aborda as Epístolas Universais, demonstrando que elas são de uso da Igreja em todos os tempos e lugares. Revela que, sem atentar para os tesouros contidos nessas epístolas, a Igreja encontraria dificuldades para combater os falsos mestres e mostrar a diferença que há entre a verdadeira religião e aquelas evidenciadas apenas por palavras.
08) O Pentateuco. Os cinco livros de Moisés.
Trata dos 5 primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Aqui, são destacados a origem do universo, da humanidade e de tudo quanto foi criado por Deus, além da marcante saída dos israelitas do Egito, sua peregrinação, o culto religioso dos hebreus e uma condensação dos livros de Êxodo, Levítico e Números.
09) Apologética I. Discernindo entre a verdade e o erro.
Matéria de suma importância, devido ao fato dos ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram. No decorrer deste estudo, o aluno aprenderá a identificar uma seita falsa e a comparar as mais importantes características das seitas históricas.
10) As Epístolas Paulinas II. Efésios a Filemom. A vida cristã na prática.
Abrange as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemom, divididas em: Epístolas Escatológicas, Epístolas da Prisão e Epístolas Pastorais. Elas são apresentadas em dois grupos: Cartas a Igrejas e Cartas a Indivíduos. E estão na ordem de acordo com o assunto principal e sua cronologia.
11) As Epístolas Paulinas III. 1 e 2 Coríntios. A disciplina na Igreja e o ministério evangélico.
Apresenta 3 razões para o estudo das duas Epístolas aos Coríntios, que são os valores Histórico, Teológico e Espiritual. O autor (editor da Bíblia de Estudo Pentecostal), mostra os problemas que Paulo enfrentou explicando o princípio da renúncia pessoal e o lugar dos dons espirituais e seu exercício, no corpo da igreja local e na vida pessoal de cada crente.
12) História de Israel. Os doze livros históricos.
Trata dos eventos da história de Israel registrados no AT, apresentados na ordem cronológica em que os fatos aconteceram. No decorrer do estudo o aluno verá como as mensagens registradas nos doze livros históricos correspondem aos eventos dos mil anos de história de Israel, que vão desde a entrada na Terra Prometida até o retorno do Cativeiro.
13) Profetas Maiores. As profecias de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Apresenta os profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Sobre Isaías, é destacada a promessa da vinda do Messias; sobre Jeremias, é mostrado como ele enfrentou sacerdotes e reis hostis; e, sobre Ezequiel, comenta-se sobre as visões, os sinais e as parábolas. São destacadas duas partes de cada livro: a advertência sobre o pecado; e o avivamento da esperança.
14) Profetas Menores. Grandes mensagens em pequenos livros.
Comenta o trabalho dos "Profetas Menores" mostrando a sua divisão em 3 grupos: os Profetas de Israel; os Profetas de Judá; e os Profetas do Pós-Cativeiro. E 4 fases da História: Os Dias dos Profetas; O Futuro Próximo: Cativeiro e Retorno; O Futuro Distante: Cristo, Sua Vida e Missão; O Dia do Senhor: Tribulação, Milênio, Juízo, Novos Céus e Nova Terra.
15) Livros Poéticos. Princípios para o viver e o louvor.
Expõe os 5 livros poéticos da Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. dentre os quais, três são intitulados "Livros de Sabedoria": Jó, Provérbios e Eclesiastes.
Através deste estudo o aluno desfrutará da grande beleza literária destas obras poéticas que falam ao coração para crescimento espiritual, uma vez que os livros integram a Palavra de Deus e "... tudo quanto dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito..." (Rm 15.4).
16) Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro.
Aborda dois importantes livros da Bíblia, em conjunto. Estabelece um paralelismo demonstrando que Daniel ocupa-se, principalmente com os "Tempos dos Gentios", que é uma expressão política, enquanto Apocalipse salienta a "Plenitude dos Gentios", que é uma expressão espiritual. Aqui, comprova-se a autenticidade de ambos os livros: Daniel e Apocalipse.
Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Geografia Bíblica e Costumes dos Povos Bíblicos.
02) Doutrinas Bíblicas. Introdução à teologia.
Traz um resumo das doutrinas cardeais da fé cristã. Seu estudo capacita o aluno a definir a existência e a natureza de Deus; a falar sobre a humanidade de Cristo; e a obra do Espírito Santo; a discernir o pecado original e o pecado atual; a destacar os principais elementos operantes na salvação do crente; e a compreender a natureza dos anjos.
03) Os Evangelhos. O que Jesus fez e ensinou.
Objetiva levar o aluno a estabelecer um alicerce que lhe dê condições de compreender os Evangelhos e de prosseguir em suas pesquisas. Mostra também o tríplice ministério de Jesus Cristo (Profeta, Sacerdote e Rei). E, no final do livro, é apresentada uma série de mapas, mostrando os passos de Jesus durante seu ministério terreno.
04) Homilética. Falando de Deus aos homens.
Expõe as principais regras da Homilética, na organização de um sermão. Mostra também que o ministério da pregação pode e deve ser desenvolvido tanto por obreiros, quanto por leigos da igreja. Salienta a necessidade de pedir ajuda ao Espírito Santo e de aprender diretamente de Cristo, o Mestre de todos os mestres na escola da Homilética.
05) O Livro de Atos. A Igreja: Seu viver e agir.
Trata sobre o Livro de Atos, que também pode ser chamado de "O Evangelho do Espírito Santo" devido à grande ênfase que ele dá à pessoa e à atuação do Espírito Santo entre os crentes da igreja Primitiva. O estudo deste livro aborda, de forma clara e objetiva, como o Cristianismo se estabeleceu entre os gentios sob a divina orientação do Espírito Santo
06) As Epístolas Paulinas I. Romanos e Gálatas. A justificação pela fé e a libertação em Cristo.
Destaca assuntos subordinados à Doutrina da Salvação, tais como:
- A Justificação pela Fé e a Liberdade em Cristo;
- A Justificação dos Pecadores;
- A Santificação dos Crentes Justificados; e
- A Glorificação dos Crentes Santificados.
Também apresenta a Epístola aos Gálatas, como um protesto contra a distorção do Evangelho.
07) As Epístolas Gerais. Fé, esperança e amor.
Aborda as Epístolas Universais, demonstrando que elas são de uso da Igreja em todos os tempos e lugares. Revela que, sem atentar para os tesouros contidos nessas epístolas, a Igreja encontraria dificuldades para combater os falsos mestres e mostrar a diferença que há entre a verdadeira religião e aquelas evidenciadas apenas por palavras.
08) O Pentateuco. Os cinco livros de Moisés.
Trata dos 5 primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Aqui, são destacados a origem do universo, da humanidade e de tudo quanto foi criado por Deus, além da marcante saída dos israelitas do Egito, sua peregrinação, o culto religioso dos hebreus e uma condensação dos livros de Êxodo, Levítico e Números.
09) Apologética I. Discernindo entre a verdade e o erro.
Matéria de suma importância, devido ao fato dos ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram. No decorrer deste estudo, o aluno aprenderá a identificar uma seita falsa e a comparar as mais importantes características das seitas históricas.
10) As Epístolas Paulinas II. Efésios a Filemom. A vida cristã na prática.
Abrange as cartas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, a Timóteo, a Tito e a Filemom, divididas em: Epístolas Escatológicas, Epístolas da Prisão e Epístolas Pastorais. Elas são apresentadas em dois grupos: Cartas a Igrejas e Cartas a Indivíduos. E estão na ordem de acordo com o assunto principal e sua cronologia.
11) As Epístolas Paulinas III. 1 e 2 Coríntios. A disciplina na Igreja e o ministério evangélico.
Apresenta 3 razões para o estudo das duas Epístolas aos Coríntios, que são os valores Histórico, Teológico e Espiritual. O autor (editor da Bíblia de Estudo Pentecostal), mostra os problemas que Paulo enfrentou explicando o princípio da renúncia pessoal e o lugar dos dons espirituais e seu exercício, no corpo da igreja local e na vida pessoal de cada crente.
12) História de Israel. Os doze livros históricos.
Trata dos eventos da história de Israel registrados no AT, apresentados na ordem cronológica em que os fatos aconteceram. No decorrer do estudo o aluno verá como as mensagens registradas nos doze livros históricos correspondem aos eventos dos mil anos de história de Israel, que vão desde a entrada na Terra Prometida até o retorno do Cativeiro.
13) Profetas Maiores. As profecias de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
Apresenta os profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Sobre Isaías, é destacada a promessa da vinda do Messias; sobre Jeremias, é mostrado como ele enfrentou sacerdotes e reis hostis; e, sobre Ezequiel, comenta-se sobre as visões, os sinais e as parábolas. São destacadas duas partes de cada livro: a advertência sobre o pecado; e o avivamento da esperança.
14) Profetas Menores. Grandes mensagens em pequenos livros.
Comenta o trabalho dos "Profetas Menores" mostrando a sua divisão em 3 grupos: os Profetas de Israel; os Profetas de Judá; e os Profetas do Pós-Cativeiro. E 4 fases da História: Os Dias dos Profetas; O Futuro Próximo: Cativeiro e Retorno; O Futuro Distante: Cristo, Sua Vida e Missão; O Dia do Senhor: Tribulação, Milênio, Juízo, Novos Céus e Nova Terra.
15) Livros Poéticos. Princípios para o viver e o louvor.
Expõe os 5 livros poéticos da Bíblia: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. dentre os quais, três são intitulados "Livros de Sabedoria": Jó, Provérbios e Eclesiastes.
Através deste estudo o aluno desfrutará da grande beleza literária destas obras poéticas que falam ao coração para crescimento espiritual, uma vez que os livros integram a Palavra de Deus e "... tudo quanto dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito..." (Rm 15.4).
16) Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro.
Aborda dois importantes livros da Bíblia, em conjunto. Estabelece um paralelismo demonstrando que Daniel ocupa-se, principalmente com os "Tempos dos Gentios", que é uma expressão política, enquanto Apocalipse salienta a "Plenitude dos Gentios", que é uma expressão espiritual. Aqui, comprova-se a autenticidade de ambos os livros: Daniel e Apocalipse.
EETAD VILA NIVI - BIBLIOLOGIA
Bibliologia
Bibliologia. Introdução ao estudo da Bíblia.
Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Geografia Bíblica e Costumes dos Povos Bíblicos.
- Leia a Bíblia coma a melhor a Melhor Atitude Mental e Espiritual
- Leia a Bíblia em Oração, Devagar, Meditando.
- Leia a Bíblia Toda.
Não esqueça! -Todos somos sempre alunos.
Bibliologia. Introdução ao estudo da Bíblia.
Mostra pontos fascinantes como: A Estrutura da Bíblia; A Formação e a Transmissão do Cânon Sagrado; Os Manuscritos e as Traduções; O Período Intertestamentário; Fatos Sobre as Nações Contemporâneas. Também são apresentados recursos externos para a compreensão da Bíblia, como: Geografia Bíblica e Costumes dos Povos Bíblicos.
A IMPORTÂNCIA DAS ESCRITURAS
JESUS É O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
Biblia : Palavra escrita Jesus: Palavra viva
PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
- É o único manual do crente na vida cristã
- Alimenta nossas almas
- É o instrumento que o Espirito Santo Usa.
- Enriquece espiritualmente a Vida do Cristão
O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo.
COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
A Bíblia é um livro par ser não apenas lido, mas estudado também.
- Leia a Bíblia conhecendo o Seu Autor
- Leia a Bìblia diariamente
- Leia a Bíblia coma a melhor a Melhor Atitude Mental e Espiritual
- Leia a Bíblia em Oração, Devagar, Meditando.
- Leia a Bíblia Toda.
Não esqueça! -Todos somos sempre alunos.
A BÍBLIA COMO LIVRO ANTIGO
Papiro era uma folha para escrever ou pintar
PAPYRUS - PLANTA AQUÁTICA
PAPIRO
O papiro era feito de tiras cortadas da entre casca do caule da planta, que umidecidas eram justapostas ou transadas e batidas para obter a unificação e polidas após a secagem.
PAPIRO
O papiro foi criado pelos egípicios, foi o principal suporte da escrita na antiguidade.
ROLO DE PAPIRO
O uso do papiro nas Escrituras vem do ano 3.000 a.C.
PELE DE ANIMAL - PERGAMINHO
O pergaminho conciste em pele de animais principlamente de carneiro ou ovelha, submetidas a um banho de cal e depois raspadas e polidas com pedra pomes.
PERGAMINHO
O nome pergaminho deriva da cidade de Pérgamo, onde provavelmente o processo foi desenvolvido.
ROLO DE PERGAMINHO
Acima o formato primitivo da Bìblia, foi originalmente escrita em rolos, sendo cada livro um rolo.
A palavra grega Bíblia, no plural, deriva do grego bíblos ou bíblion que significa rolo ou livro.
Um rolo de papiro/pergaminho de tamanho pequeno era chamado de biblion e vários destes era uma Bíblia.
ESTRUTURA DA BÍBLIA
- OS DOIS TESTAMENTOS
- ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO - SÃO 66 LIVROS AO TODO
- 39 LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO E 27 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
A palavra testamento vem do termo grego diatheke e significa: aliança ou concerto
O Antigo Testamento
- Escrito originalmente em hebráico com exceção a pequenos trechos em aramáíco.
- Os 39 livros estão divididos em 4 grupos.
1- Lei - São 5 livros: Genesis, Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronômio
2- História - São 12 livros: de Josué a Ester
periododa história de Israel:
a) Teocrácia - Juizes
b) Monarquia - Saul, Davi e Salomão
c) Divisão do reino e cativeiro
d) Pós cativeiro - Zorobabel, Esdras e Neemias eos profetas contemporâneos
3- Poesia - São 5 livros de Jó a Cntares de Salomão, tmbém chamados de livros "Poéticos" ou ainda, "Devocionais".
4- Profecias - São 17 livros de Isaias a Malaquias
a) Profetas maiores de Isaias a Daniel - 5 livros
b) Proferas Menores de Oséias a Malaquias - 12 livros
O Novo Testamento
Escrito originalmente no grego, no grego erudito, popular, denominado koiné
Os 27 livros também sãodivididos em 4 grupos
1 - Biografia - Os 4 evangelhos - Matheus, Marcos, Lucas, evagelhos sinópticos, paralelos e João
2- Histórico - Atos dos Apostolos
3- Epístolas - ou cartas vão de Romanos a Judas, elas contém a doutrina da Igreja.
9 são dirigidas às igrejas
4 são dirigidas a indivíduos - 2 a Timóteo, 1 a Tito e outra a Filemon
1 aos hebreus cristãos
7 a todos os individuos, chamadas "Universais" ou "Gerais" ou ainda "Católicas"
4 - Profecias - É o livro de Apocalipse ou Revelação.
- ALGUNS FATOS E PARTICULARES DA BÍBLIA
- Originalmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos, a divisão foi feita em 1250 d.C. pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras.
- A divisão por versículos se deu em duas etapas: o antigo testamento em 1445 pelo rabi Nathan e o Novo testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris.
Stevens publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos em 1555 sendo esta a Vulgata Latina.
- O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 23214 versículos, o Novo Testamento tem 260 capítulos e 7959 versículos.
- A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invensão do prelo, isso de-se em 1452 em Mainz, Alemanha.
- Até o ano de 2005, a Bíblia toda ou em partes achavam-se traduzidas em 2.377 das mais de 6.500 linguas existentes no mundo.
O Novo Testamento
Escrito originalmente no grego, no grego erudito, popular, denominado koiné
Os 27 livros também sãodivididos em 4 grupos
1 - Biografia - Os 4 evangelhos - Matheus, Marcos, Lucas, evagelhos sinópticos, paralelos e João
2- Histórico - Atos dos Apostolos
3- Epístolas - ou cartas vão de Romanos a Judas, elas contém a doutrina da Igreja.
9 são dirigidas às igrejas
4 são dirigidas a indivíduos - 2 a Timóteo, 1 a Tito e outra a Filemon
1 aos hebreus cristãos
7 a todos os individuos, chamadas "Universais" ou "Gerais" ou ainda "Católicas"
4 - Profecias - É o livro de Apocalipse ou Revelação.
- ALGUNS FATOS E PARTICULARES DA BÍBLIA
- Originalmente a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos, a divisão foi feita em 1250 d.C. pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras.
- A divisão por versículos se deu em duas etapas: o antigo testamento em 1445 pelo rabi Nathan e o Novo testamento em 1551 por Robert Stevens, um impressor de Paris.
Stevens publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos em 1555 sendo esta a Vulgata Latina.
- O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 23214 versículos, o Novo Testamento tem 260 capítulos e 7959 versículos.
- A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invensão do prelo, isso de-se em 1452 em Mainz, Alemanha.
- Até o ano de 2005, a Bíblia toda ou em partes achavam-se traduzidas em 2.377 das mais de 6.500 linguas existentes no mundo.
EM ATOS DOS APOSTOLOS - AS VIAGENS DO APOSTOLO PAULO
Primeira viagem de Paulo
A primeira viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 46 e 48 d.C. e está registrada em Atos 13.1 a 14.28. O circuito começou e terminou na cidade de Antioquia da Síria. Durou cerca de dois anos.
Tendo partindo de Antioquia da Síria, o apóstolo, acompanhado por Barnabé e Marcos, atravessou a ilha de Chipre (entrando por Salamina e saindo por Pafos) e dirigiu-se a Perge (quando Marcos volta a Jerusalém). De Perge, Paulo e Barnabé passaram por Antioquia da Pisídia, Icônio e Listra até chegarem a Derbe.
De Derbe, eles iniciaram a viagem de regresso, repassando por Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia e Perge, de onde desceram a Atalia. De Atalia, seguiram de navio direto a Antioquia da Síria.
Tendo partindo de Antioquia da Síria, o apóstolo, acompanhado por Barnabé e Marcos, atravessou a ilha de Chipre (entrando por Salamina e saindo por Pafos) e dirigiu-se a Perge (quando Marcos volta a Jerusalém). De Perge, Paulo e Barnabé passaram por Antioquia da Pisídia, Icônio e Listra até chegarem a Derbe.
De Derbe, eles iniciaram a viagem de regresso, repassando por Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia e Perge, de onde desceram a Atalia. De Atalia, seguiram de navio direto a Antioquia da Síria.
Segunda viagem de Paulo
A segunda viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 49 e 52 d.C. e está registrada em Atos 15.40 a 18.22. Este circuito também começou e terminou na cidade de Antioquia da Síria. Durou cerca de três anos.
Partindo de Antioquia da Síria e tendo escolhido Silas como companheiro de obra, o apóstolo visitou sequencialmente as cidades de Derbe, Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia, Trôade, Neápolis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto, Cencreia, Éfeso, Cesareia, Jerusalém até fechar o circuito em Antioquia da Síria.
Partindo de Antioquia da Síria e tendo escolhido Silas como companheiro de obra, o apóstolo visitou sequencialmente as cidades de Derbe, Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia, Trôade, Neápolis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto, Cencreia, Éfeso, Cesareia, Jerusalém até fechar o circuito em Antioquia da Síria.
Terceira viagem de Paulo
A terceira viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 53 e 57 d.C. e está registrada em Atos 18.23 a 21.15. Esta viagem começou em Antioquia da Síria e terminou em Jerusalém. Durou cerca de quatro anos.
Saindo de Antioquia da Síria, o apóstolo passou pelas províncias da Galácia e da Frígia, chegando a Éfeso. Depois de morar três anos nessa cidade, ele partiu, passando pela província da Macedônia, para Corinto, onde permaneceu três meses.
De Corinto, repassando pela Macedônia, chegou a Filipos, de onde navegou a Trôade. Viajando por mar, ele passou pelas cidades de Assôs, Mitilene, Samos, Trogílio, Mileto, Cós, Rodes, Pátara, Tiro, Ptolemaida e Cesareia, de onde se dirigiu, finalmente, a Jerusalém.
Saindo de Antioquia da Síria, o apóstolo passou pelas províncias da Galácia e da Frígia, chegando a Éfeso. Depois de morar três anos nessa cidade, ele partiu, passando pela província da Macedônia, para Corinto, onde permaneceu três meses.
De Corinto, repassando pela Macedônia, chegou a Filipos, de onde navegou a Trôade. Viajando por mar, ele passou pelas cidades de Assôs, Mitilene, Samos, Trogílio, Mileto, Cós, Rodes, Pátara, Tiro, Ptolemaida e Cesareia, de onde se dirigiu, finalmente, a Jerusalém.
Viagem de Paulo a Roma
A viagem do apóstolo Paulo a Roma ocorreu em 62 d.C. e está registrada em Atos 27.1 a 28.31.
Paulo foi preso em Jerusalém e, depois de certo tempo, foi enviado a Cesareia, onde permaneceu encarcerado durante dois anos. Por ter apelado a César, ele é enviado a Roma, que é a viagem propriamente dita.
Havendo embarcado em um navio em Cesareia, o apóstolo parou primeiramente em Sidom. Logo em seguida, navegando ao norte da ilha de Chipre e ao longo das províncias da Cilícia e Panfília, atracou em Mirra, onde mudou de navio. Tendo conseguido chegar apenas em frente de Cnido, passou abaixo da ilha de Creta, à altura de Salmona, indo aportar em Bons Portos. Saindo deste porto, o navio foi acossado por violenta tempestade, vindo a naufragar na ilha de Malta. Ninguém morreu.
Três meses depois, embarcou em um navio alexandrino e chegou a Siracusa, onde ficou três dias. Depois, navegou até Régio e atracou em Putéoli. De Putéoli, viajando por terra, passou pela Praça de Ápio e por Três Vendas, chegando, por fim, a Roma.
Paulo foi preso em Jerusalém e, depois de certo tempo, foi enviado a Cesareia, onde permaneceu encarcerado durante dois anos. Por ter apelado a César, ele é enviado a Roma, que é a viagem propriamente dita.
Havendo embarcado em um navio em Cesareia, o apóstolo parou primeiramente em Sidom. Logo em seguida, navegando ao norte da ilha de Chipre e ao longo das províncias da Cilícia e Panfília, atracou em Mirra, onde mudou de navio. Tendo conseguido chegar apenas em frente de Cnido, passou abaixo da ilha de Creta, à altura de Salmona, indo aportar em Bons Portos. Saindo deste porto, o navio foi acossado por violenta tempestade, vindo a naufragar na ilha de Malta. Ninguém morreu.
EETAD - CURRÍCULO DO NÍVEL MÉDIO DE TEOLOGIA
| Sequencial ao Nível Básico |
01) Geografia Bíblica. Apoio ao estudo das Escrituras.Através de textos altamente explicativos e de mapas das respectivas localizações, este livro leva o aluno a situar-se dentro do ambiente geográfico das Escrituras Sagradas.Dessa forma, o estudo da Palavra de Deus e a compreensão dos fatos históricos ali registrados ficam muito mais claros e mais fáceis. |
02) Apologética II. Discernindo entre a verdade e o erro.Estudo indispensável pelo fato de os ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram. Neste estudo, o aluno terá a oportunidade de comparar as mais importantes características de seitas mais recentes. |
03) Liderança Cristã. Seguindo o modelo de Jesus.Matéria de fundamental importância aborda à luz das Escrituras Sagradas, o verdadeiro significado de Liderança Cristã.Aqui o aluno estudará algumas das principais características que um líder cristão deve ter e o modelo bíblico que ele deve seguir ao exercer suas funções tanto na igreja quanto na sociedade. |
04) Missiologia. "Ide e pregai!"Trata de assuntos da Igreja e sua missão como: A Importância de Ir, de Fazer Discípulos, de Batizar e de Ensinar. Mostra que a Igreja só cumprirá bem a sua missão, se possuir a perfeita visão de Cristo, quanto ao real estado da humanidade caída. Este estudo melhora a compreensão da verdadeira missão da Igreja como grupo e como indivíduo. |
05) Cristologia. O verbo eterno e divino se fez carne.Mostra os principais tipos de Cristo no culto levítico e até que ponto Seu nascimento, ministério e obra satisfizeram as exigências proféticas do AT. É destacada a discussão cristológica gerada pela resposta à pergunta: "Quem diz o povo ser o Filho do Homem?". Salienta a importância da morte de Cristo como único meio para a salvação do homem perdido. |
06) O Espírito Santo. Sua pessoa e Sua obra.Mostra a natureza do Espírito Santo e Sua atuação através de pessoas usadas por Ele na execução dos planos de Deus, no AT e no NT. A natureza, o propósito e o uso correto dos Seus dons, são elucidados ao aluno nas lições deste livro.É também destacada a participação do Espírito Santo na salvação do mundo e aperfeiçoamento da Igreja. |
07) Princípios de Hermenêutica. Estudo e compreensão da Bíblia.Prova como o estudo cuidadoso, sadio e constante das Escrituras ainda é o principal meio do homem natural vir a conhecer a Deus e Sua vontade para com a sua vida. Aqui, são destacados pontos importantes como: Métodos de Estudo Bíblico; Princípios Gramaticais, Históricos e Teológicos de Interpretação Bíblica entre outros. |
08) Escatologia Bíblica. Deus revela o futuro.Trata dos eventos que estão para acontecer, segundo as Escrituras. O autor salienta, de forma clara e objetiva, alguns dos pontos mais importantes como: O Arrebatamento da Igreja; A Grande Tribulação; A Volta de Jesus; o Milênio; O Juízo Final, etc.Este estudo aprofunda sua visão introspectiva a fim de facilitar a transmissão de seu conhecimento a outros. |
09) Doutrina da salvação. A provisão e a aplicação da salvação.Destaca a doutrina-chave da Bíblia: a Salvação. Trata dos 4 aspectos da necessidade de salvação do homem e também sobre a justificação, a regeneração, a adoção e a santificação. Apresenta a possibilidade do homem perder a salvação por negligência e a provisão de Cristo para as necessidades do homem, através de Sua morte e ressurreição. |
10) A Doutrina de Deus. O eterno criador e sustentador de tudo.Trata sobre Deus e o Seu relacionamento com o homem. Apresenta provas bíblicas e naturais quanto à existência de Deus, em contraposição a todas as formas de negação à Sua existência. Ajuda a definir a Trindade à luz do ensino bíblico e dos credos mais conhecidos. Destaca também tipos de revelação de Deus no decorrer dos séculos, principalmente no AT. |
11) Educação Cristã. Vivendo bem com Deus e com o próximo.Mostra o aspecto prático da Educação Cristã e seus resultados em crescimento numérico,e edificação espiritual de todos aqueles que compõem o corpo de Cristo. Enfatiza que, mesmo em culto de cunho evangelístico, a Igreja deve estar educando. Ensina como utilizar os melhores métodos e elementos de pedagogia a serviço do Mestre dos mestres - Jesus. |
12) Anjos, Homem e Pecado. O relacionamento da criatura com o criador.Destaca três assuntos da mais alta importância, que são: Angelologia (Estudo dos Anjos), Antropologia (Estudo do Homem) e Hamartiologia (Estudo do Pecado). Apresenta vários textos bíblicos sobre a natureza e as funções dos anjos, a origem e a criação do homem, e a origem, o caráter e a universalidade do pecado, incluindo o pecado imperdoável. |
13) Ética Cristã. A vida cristã no dia-a-dia.Mostra como relacionar as bases bíblicas da Ética Cristã nos ensinos das Epístolas; e o valor ministerial e as suas diferentes maneiras de ação, salientando sua importância nos cultos.Ensina o aluno a ser melhor cidadão, não só do céu, mas também de sua pátria, demonstrando um comportamento irrepreensível diante de Deus e dos homens. |
14) História da Igreja. Dos primórdios à atualidade.Relata a trajetória de sofrimento e glória da Igreja, desde seu início até a atualidade. Destaca fatos relacionados com a estrutura da Igreja, com sua atuação no decorrer dos séculos e sua história escrita com sangue, em prisões, mas tendo Cristo como seu inabalável Sustentador.Também é relatada a formação de algumas denominações evangélicas. |
15) A Família Cristã. A obra-prima de Deus.Objetiva ajudar os membros da família cristã. Aqui estão contidas verdades bíblicas para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, físico e social de toda a família. O fruto deste estudo será um verdadeiro testemunho ao mundo, através da vida abençoada de todo aquele que tem o próprio Senhor Jesus Cristo como o fundamento e a inspiração de sua família. |
16) A Epístola aos Hebreus. A superioridade de Cristo.Trata da preciosidade histórica e doutrinária da Epístola aos Hebreus, com indicação das condições sociais e religiosas dos seus primeiros leitores e uma visão global da mensagem da carta. Ela é mostrada também como um elo entre o AT e o NT. Aqui, a Epístola aos Hebreus é abordada de forma íntima e informal, como quem realmente lida com uma carta. |
Assinar:
Comentários (Atom)




.jpg)
.gif)










01) Geografia Bíblica. Apoio ao estudo das Escrituras.Através de textos altamente explicativos e de mapas das respectivas localizações, este livro leva o aluno a situar-se dentro do ambiente geográfico das Escrituras Sagradas.
02) Apologética II. Discernindo entre a verdade e o erro.
03) Liderança Cristã. Seguindo o modelo de Jesus.Matéria de fundamental importância aborda à luz das Escrituras Sagradas, o verdadeiro significado de Liderança Cristã.
04) Missiologia. "Ide e pregai!"
05) Cristologia. O verbo eterno e divino se fez carne.Mostra os principais tipos de Cristo no culto levítico e até que ponto Seu nascimento, ministério e obra satisfizeram as exigências proféticas do AT. É destacada a discussão cristológica gerada pela resposta à pergunta: "Quem diz o povo ser o Filho do Homem?". Salienta a importância da morte de Cristo como único meio para a salvação do homem perdido.
06) O Espírito Santo. Sua pessoa e Sua obra.Mostra a natureza do Espírito Santo e Sua atuação através de pessoas usadas por Ele na execução dos planos de Deus, no AT e no NT. A natureza, o propósito e o uso correto dos Seus dons, são elucidados ao aluno nas lições deste livro.
07) Princípios de Hermenêutica. Estudo e compreensão da Bíblia.
08) Escatologia Bíblica. Deus revela o futuro.Trata dos eventos que estão para acontecer, segundo as Escrituras. O autor salienta, de forma clara e objetiva, alguns dos pontos mais importantes como: O Arrebatamento da Igreja; A Grande Tribulação; A Volta de Jesus; o Milênio; O Juízo Final, etc.
09) Doutrina da salvação. A provisão e a aplicação da salvação.
10) A Doutrina de Deus. O eterno criador e sustentador de tudo.
11) Educação Cristã. Vivendo bem com Deus e com o próximo.
12) Anjos, Homem e Pecado. O relacionamento da criatura com o criador.
13) Ética Cristã. A vida cristã no dia-a-dia.Mostra como relacionar as bases bíblicas da Ética Cristã nos ensinos das Epístolas; e o valor ministerial e as suas diferentes maneiras de ação, salientando sua importância nos cultos.
14) História da Igreja. Dos primórdios à atualidade.Relata a trajetória de sofrimento e glória da Igreja, desde seu início até a atualidade. Destaca fatos relacionados com a estrutura da Igreja, com sua atuação no decorrer dos séculos e sua história escrita com sangue, em prisões, mas tendo Cristo como seu inabalável Sustentador.Também é relatada a formação de algumas denominações evangélicas.
15) A Família Cristã. A obra-prima de Deus.Objetiva ajudar os membros da família cristã. Aqui estão contidas verdades bíblicas para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, físico e social de toda a família. O fruto deste estudo será um verdadeiro testemunho ao mundo, através da vida abençoada de todo aquele que tem o próprio Senhor Jesus Cristo como o fundamento e a inspiração de sua família.
16) A Epístola aos Hebreus. A superioridade de Cristo.Trata da preciosidade histórica e doutrinária da Epístola aos Hebreus, com indicação das condições sociais e religiosas dos seus primeiros leitores e uma visão global da mensagem da carta. Ela é mostrada também como um elo entre o AT e o NT. Aqui, a Epístola aos Hebreus é abordada de forma íntima e informal, como quem realmente lida com uma carta.