EM ATOS DOS APOSTOLOS - AS VIAGENS DO APOSTOLO PAULO

Primeira viagem de Paulo

A primeira viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 46 e 48 d.C. e está registrada em Atos 13.1 a 14.28. O circuito começou e terminou na cidade de Antioquia da Síria. Durou cerca de dois anos.
Tendo partindo de Antioquia da Síria, o apóstolo, acompanhado por Barnabé e Marcos, atravessou a ilha de Chipre (entrando por Salamina e saindo por Pafos) e dirigiu-se a Perge (quando Marcos volta a Jerusalém). De Perge, Paulo e Barnabé passaram por Antioquia da Pisídia, Icônio e Listra até chegarem a Derbe.
De Derbe, eles iniciaram a viagem de regresso, repassando por Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia e Perge, de onde desceram a Atalia. De Atalia, seguiram de navio direto a Antioquia da Síria.




Segunda viagem de Paulo

A segunda viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 49 e 52 d.C. e está registrada em Atos 15.40 a 18.22. Este circuito também começou e terminou na cidade de Antioquia da Síria. Durou cerca de três anos.
Partindo de Antioquia da Síria e tendo escolhido Silas como companheiro de obra, o apóstolo visitou sequencialmente as cidades de Derbe, Listra, Icônio, Antioquia da Pisídia, Trôade, Neápolis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica, Bereia, Atenas, Corinto, Cencreia, Éfeso, Cesareia, Jerusalém até fechar o circuito em Antioquia da Síria.





Terceira viagem de Paulo

A terceira viagem missionária do apóstolo Paulo ocorreu entre 53 e 57 d.C. e está registrada em Atos 18.23 a 21.15. Esta viagem começou em Antioquia da Síria e terminou em Jerusalém. Durou cerca de quatro anos.
Saindo de Antioquia da Síria, o apóstolo passou pelas províncias da Galácia e da Frígia, chegando a Éfeso. Depois de morar três anos nessa cidade, ele partiu, passando pela província da Macedônia, para Corinto, onde permaneceu três meses.
De Corinto, repassando pela Macedônia, chegou a Filipos, de onde navegou a Trôade. Viajando por mar, ele passou pelas cidades de Assôs, Mitilene, Samos, Trogílio, Mileto, Cós, Rodes, Pátara, Tiro, Ptolemaida e Cesareia, de onde se dirigiu, finalmente, a Jerusalém.





Viagem de Paulo a Roma

A viagem do apóstolo Paulo a Roma ocorreu em 62 d.C. e está registrada em Atos 27.1 a 28.31.
Paulo foi preso em Jerusalém e, depois de certo tempo, foi enviado a Cesareia, onde permaneceu encarcerado durante dois anos. Por ter apelado a César, ele é enviado a Roma, que é a viagem propriamente dita.
Havendo embarcado em um navio em Cesareia, o apóstolo parou primeiramente em Sidom. Logo em seguida, navegando ao norte da ilha de Chipre e ao longo das províncias da Cilícia e Panfília, atracou em Mirra, onde mudou de navio. Tendo conseguido chegar apenas em frente de Cnido, passou abaixo da ilha de Creta, à altura de Salmona, indo aportar em Bons Portos. Saindo deste porto, o navio foi acossado por violenta tempestade, vindo a naufragar na ilha de Malta. Ninguém morreu.
Três meses depois, embarcou em um navio alexandrino e chegou a Siracusa, onde ficou três dias. Depois, navegou até Régio e atracou em Putéoli. De Putéoli, viajando por terra, passou pela Praça de Ápio e por Três Vendas, chegando, por fim, a Roma.