EETAD - CURRÍCULO DO NÍVEL MÉDIO DE TEOLOGIA

Sequencial ao Nível Básico
01) Geografia Bíblica. Apoio ao estudo das Escrituras.Através de textos altamente explicativos e de mapas das respectivas localizações, este livro leva o aluno a situar-se dentro do ambiente geográfico das Escrituras Sagradas.
Dessa forma, o estudo da Palavra de Deus e a compreensão dos fatos históricos ali registrados ficam muito mais claros e mais fáceis.
02) Apologética II. Discernindo entre a verdade e o erro.
Estudo indispensável pelo fato de os ensinamentos heréticos e do surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia bíblica, isto é, os sinais dos tempos sobre os quais Jesus e Seus apóstolos falaram.
Neste estudo, o aluno terá a oportunidade de comparar as mais importantes características de seitas mais recentes.
 
03) Liderança Cristã. Seguindo o modelo de Jesus.Matéria de fundamental importância aborda à luz das Escrituras Sagradas, o verdadeiro significado de Liderança Cristã.
Aqui o aluno estudará algumas das principais características que um líder cristão deve ter e o modelo bíblico que ele deve seguir ao exercer suas funções tanto na igreja quanto na sociedade.
04) Missiologia. "Ide e pregai!"
Trata de assuntos da Igreja e sua missão como: A Importância de Ir, de Fazer Discípulos, de Batizar e de Ensinar. Mostra que a Igreja só cumprirá bem a sua missão, se possuir a perfeita visão de Cristo, quanto ao real estado da humanidade caída. Este estudo melhora a compreensão da verdadeira missão da Igreja como grupo e como indivíduo.
05) Cristologia. O verbo eterno e divino se fez carne.Mostra os principais tipos de Cristo no culto levítico e até que ponto Seu nascimento, ministério e obra satisfizeram as exigências proféticas do AT. É destacada a discussão cristológica gerada pela resposta à pergunta: "Quem diz o povo ser o Filho do Homem?". Salienta a importância da morte de Cristo como único meio para a salvação do homem perdido.
06) O Espírito Santo. Sua pessoa e Sua obra.Mostra a natureza do Espírito Santo e Sua atuação através de pessoas usadas por Ele na execução dos planos de Deus, no AT e no NT. A natureza, o propósito e o uso correto dos Seus dons, são elucidados ao aluno nas lições deste livro.
É também destacada a participação do Espírito Santo na salvação do mundo e aperfeiçoamento da Igreja.
07) Princípios de Hermenêutica. Estudo e compreensão da Bíblia.
Prova como o estudo cuidadoso, sadio e constante das Escrituras ainda é o principal meio do homem natural vir a conhecer a Deus e Sua vontade para com a sua vida.
Aqui, são destacados pontos importantes como: Métodos de Estudo Bíblico; Princípios Gramaticais, Históricos e Teológicos de Interpretação Bíblica entre outros.
08) Escatologia Bíblica. Deus revela o futuro.Trata dos eventos que estão para acontecer, segundo as Escrituras. O autor salienta, de forma clara e objetiva, alguns dos pontos mais importantes como: O Arrebatamento da Igreja; A Grande Tribulação; A Volta de Jesus; o Milênio; O Juízo Final, etc.
Este estudo aprofunda sua visão introspectiva a fim de facilitar a transmissão de seu conhecimento a outros.
09) Doutrina da salvação. A provisão e a aplicação da salvação.
Destaca a doutrina-chave da Bíblia: a Salvação. Trata dos 4 aspectos da necessidade de salvação do homem e também sobre a justificação, a regeneração, a adoção e a santificação. Apresenta a possibilidade do homem perder a salvação por negligência e a provisão de Cristo para as necessidades do homem, através de Sua morte e ressurreição.
10) A Doutrina de Deus. O eterno criador e sustentador de tudo.
Trata sobre Deus e o Seu relacionamento com o homem. Apresenta provas bíblicas e naturais quanto à existência de Deus, em contraposição a todas as formas de negação à Sua existência. Ajuda a definir a Trindade à luz do ensino bíblico e dos credos mais conhecidos. Destaca também tipos de revelação de Deus no decorrer dos séculos, principalmente no AT.
11) Educação Cristã. Vivendo bem com Deus e com o próximo.
Mostra o aspecto prático da Educação Cristã e seus resultados em crescimento numérico,e edificação espiritual de todos aqueles que compõem o corpo de Cristo.
Enfatiza que, mesmo em culto de cunho evangelístico, a Igreja deve estar educando. Ensina como utilizar os melhores métodos e elementos de pedagogia a serviço do
Mestre dos mestres - Jesus.
12) Anjos, Homem e Pecado. O relacionamento da criatura com o criador.
Destaca três assuntos da mais alta importância, que são: Angelologia (Estudo dos
Anjos), Antropologia (Estudo do Homem) e Hamartiologia (Estudo do Pecado).
Apresenta vários textos bíblicos sobre a natureza e as funções dos anjos, a origem e a criação do homem, e a origem, o caráter e a universalidade do pecado, incluindo o pecado imperdoável.
13) Ética Cristã. A vida cristã no dia-a-dia.Mostra como relacionar as bases bíblicas da Ética Cristã nos ensinos das Epístolas; e o valor ministerial e as suas diferentes maneiras de ação, salientando sua importância nos cultos.
Ensina o aluno a ser melhor cidadão, não só do céu, mas também de sua pátria, demonstrando um comportamento irrepreensível diante de Deus e dos homens.
14) História da Igreja. Dos primórdios à atualidade.Relata a trajetória de sofrimento e glória da Igreja, desde seu início até a atualidade. Destaca fatos relacionados com a estrutura da Igreja, com sua atuação no decorrer dos séculos e sua história escrita com sangue, em prisões, mas tendo Cristo como seu inabalável Sustentador.Também é relatada a formação de algumas denominações evangélicas.
15) A Família Cristã. A obra-prima de Deus.Objetiva ajudar os membros da família cristã. Aqui estão contidas verdades bíblicas para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, físico e social de toda a família. O fruto deste estudo será um verdadeiro testemunho ao mundo, através da vida abençoada de todo aquele que tem o próprio Senhor Jesus Cristo como o fundamento e a inspiração de sua família.
16) A Epístola aos Hebreus. A superioridade de Cristo.Trata da preciosidade histórica e doutrinária da Epístola aos Hebreus, com indicação das condições sociais e religiosas dos seus primeiros leitores e uma visão global da mensagem da carta. Ela é mostrada também como um elo entre o AT e o NT. Aqui, a Epístola aos Hebreus é abordada de forma íntima e informal, como quem realmente lida com uma carta.